COMO É O 1º SEMESTRE DE RELAÇÕES PÚBLICAS?

sexta-feira, julho 21, 2017

Afinal... Como é o primeiro semestre de Relações Públicas?

FACULDADE DE RELAÇÕES PÚBLICAS

O que faz um Relações Públicas? Por que cursar Relações Públicas? Como é a faculdade de RP?

Como uma boa caloura essas e outras perguntas eu respondo á você nesse post! 


Por dentro... 

- A área da comunicação tem 4 segmentos: o Jornalismo (JO), a Publicidade e Propaganda (PP), a Rádio TV (RTV) e Relações Públicas (RP). Sendo cada um desses cursos especializados na área. 

JO > o jornalismo propriamente dito (entrevista, produção de texto, organizar pautas);
PP > tudo que envolve a técnica e o estudo da publicidade e propaganda, planeja, cria, avalia e coordena campanhas publicitárias;
RTV > Criação, produção, direção, edição (num exemplo mais claro, tudo que está por traz das câmeras);
RP > Foco no relacionamento, gestão estratégica da comunicação, o que cuida da imagem de uma organização, eventos, pessoas públicas e afins. Que combinado com essas três áreas acima complementam o exercício da profissão. 

Mas enfim, vamos ao que interessa, o RP...
FACULDADE DE RELAÇÕES PÚBLICAS
Via: Todo mundo Precisa de um RP /Facebook
Ahhh... uma hora a gente se depara com a dúvida de qual área escolher para cursar na faculdade. E quando a escolhermos, vem a dúvida: Como será o primeiro semestre do curso? Será que eu realmente vou gostar? 

Pois é, foi exatamente essa pergunta que eu fiz pra mim mesma quando escolhi Relações Públicas, e claro como qualquer ser humano logo joguei no Google a linda pergunta: “Como é o primeiro semestre de Relações Públicas? ” 

Resultado: 


Nada.com.br 


Exatamente! 
Minha pergunta não foi respondida, procurei nas infinitas abas do Gooooooogle e nada. 

Mesmo inconformada com o fato de não ter um blog ou site falando sobre isso... acabei me matriculando no curso de Relações Públicas com a cara e com a coragem, ainda que eu tenha encontrado apenas artigos falando sobre o mercado de trabalho e sobre a grade curricular de RP. 

Enfim, finalizei meu primeiro semestre e senti a necessidade de escrever aqui na internet (e claro, no meu blog) um artigo bem sincero sobre como foi meu primeiro semestre no curso de RP, e se você está lendo isso agora - seja por conta da mesma dúvida que eu tive, ou porque está com dúvida se é realmente Relações Públicas que você quer fazer-, Parabéns. Você abriu a aba certa! 

E se você caiu de paraquedas nessa postagem, CONTINUA AÍ! Vem conhecer esse maravilhoso mundo dos RPs. Porque, eu já cansei das pessoas perguntarem: “O que você faz? ” “Relações Públicas” “Ah legal...” (legal do tipo, não conheço, mas... legal) LEGAL?????? É maravilhosoo! 

Fala sério? Eu preciso gritar pro mundo que Relações Públicas é um curso muito bom e que todo mundo merece conhecer. 
Ok. 
Antes de começar meu belo relatório hahaha adianto que ele é 100% voltado a minha grade curricular, sou aluna da FMU | FIAM FAAM, então os nomes das matérias podem variar de uma universidade para outra. 


Sobre as matérias:

Meu primeiro semestre foi subdividido em 5 matérias, sendo uma delas online, no entanto tive: 


História da Comunicação 

→ Literalmente toda história da comunicação, surgimento da imprensa, rádio e por aí vai... Confesso que essa matéria foi um pouco maçante porque ela pega desde comecinho até os dias atuais e acredite, tem muuuuita história aí no meio. 


Comunicação (Online) 

→ Essa é uma matéria que está na grade de muitos cursos da minha instituição, que seria uma “Língua Portuguesa” mais sofisticada e com técnicas voltada ao profissional.


Filosofia, Ética e Contemporaneidade 

→ Matéria teorica, onde traz pensamento de vários filósofos e várias Teorias, pode ser maçante pra quem não curte muito estudar teorias, mas as aulas são bem interessantes e te faz pensar (e muito!) 


Cultura, Comunicação e Mídia 

→ (A melhor haha!) Essa matéria traz várias teorias a respeito da mídia atual e de como ela vem se transformando, muito provocativa a ponto de você pensar: Caramba é esse profissional que eu vou ser? (no sentido de persuasivo) Aí então que você entende que sim, é isso mesmo. 


Linguagens e Estruturas do Discurso 

→ Por fim, esta trata-se de técnicas relacionadas a linguagem e ao discurso, ela também traz um pouquinho sobre como transmitir sua mensagem de maneira a chegar “corretamente” ao receptor. Está confuso? Eu sei... tudo se torna mais simples nas aulas, mas o que posso adiantar é que você vai ficar pasmo com algumas técnicas importantíssimas na comunicação, abrangendo conteúdo sobre semiótica, signo e significado e muitas outros. 

Nas primeiras semanas me senti de volta ao Ensino Médio. Calma, você vai entender o porquê... Acontece que, como entrei na faculdade assim que terminei o colégio a metodologia das aulas ainda estavam “frescas” na minha cabeça, e como essas matérias do 1º Semestre são de nivelamento, alguns assuntos eu já tinha estudado, mas/porém/todavia/entretanto conforme fui frequentando as aulas percebi que toda a matéria era voltada pra área de comunicação. 

Por exemplo, na matéria de história da comunicação, as aulas foram todas segmentadas conforme a evolução da comunicação até os dias atuais, o que é muito importante pra um profissional da área entender o porquê da necessidade de se comunicar, entende? É realmente um semestre do tipo “Opa cheguei aqui na facul, deixa eu entender a parada que vou estudar por alguns anos”. 


Ok, é um semestre de nivelamento, mas e aí? É só isso? 

Não, é bem mais que isso. 
Como já falei são assuntos introdutórios, e algumas matérias são bem provocativas principalmente a de Cultura, Comunicação e Mídia que sem sombra de dúvidas foi a matéria que mais gostei, meu professor trazia a cada aula uma maneira diferente de pensar a mídia atual. 
Um dos primeiros trabalhos foi um seminário, onde em grupos escolhemos uma empresa e pesquisamos como que ela tratava a sua imagem midiaticamente, a forma como ela lidava com crises e tudo mais. Isso gerou uma discussão muito boa, pois o RP está sempre a frente desses problemas e soluciona-los é o que faz da profissão bem-sucedida. 
MAS CALMA! Esse não é o único nicho de trabalho do RP, recomendo entrar nesse site (clique aqui) e conhecer um pouquinho sobre o profissional de Relações Públicas e a sua área de atuação. 
Fora esses trabalhos, a faculdade organizou o evento chamado Semana do Relações Públicas, onde foi organizado várias palestras relacionadas ao profissional de RP, dentre elas uma que me chamou muito atenção foi o papel do RP mediante o Digital Influencer. Você nem deve imaginar o porquê né? 
Pois bem, meu papel aqui na internet é de Digital Influencer por mais que eu prefira o termo “Criadora de conteúdo”. Mas, foi muito interessante saber o que um RP busca no Influenciador e como isso pode contribuir no sucesso de uma case, mas enfim... essa pauta eu deixo pra conversar com meus amigos blogueiros hahahaha. 



Considerações finais... 

Estava tudo às mil maravilhas até chegar as primeiras provas. Por você estar no 1 semestre você realmente acredita que o conteúdo é um pouco mais light, mas aí que você percebe que nem é tanto assim. Por eu ter tido esse pensamento acabei não me organizando com um “plano de estudos”, mas acredite é realmente necessário estar a par do conteúdo e realmente estuda-lo. Até porque pegar DP logo no primeiro semestre não é lá muito agradável né? Realmente desanima. 

Estou dizendo isso porque sim, existe casos como esses. 

Resumindo: o 1º Semestre tem sim bastante conteúdo, a maioria deles provocativos que te levam pensar de maneira diferente determinados assuntos, além das aulas que são teoria pura (não tem como fugir disso). 

Mas ufa! Não peguei exame muito menos DP. Mas estou aqui ansiosa para o meu 2º semestre <3 

Tem alguma dúvida sobre o curso? Quer saber de algum detalhe que não contei? Deixe seu comentário ou envie um e-mail para hericagabrielli@gmail.com vou adorar responder! 


ASSINE A NEWSLETTER DO BLOG E RECEBA TODAS AS NOVIDADES NO SEU EMAIL EM PRIMEIRA MÃO! CADASTRE-SE NO RODAPÉ DA PÁGINA DESTE BLOG.

Siga-me no Instagram e acompanhe minha rotina em tempo real: @hericagabrielli

Você também pode gostar de

0 comentários

Comente, de dicas, opiniões e sugestões... Esse é um espaço nosso ♥
Críticas construtivas serão sempre bem-vindas;
Proibido: insultos, agressões, ofensas e baixarias; Qualquer tipo de crime de acordo com as leis do país; Qualquer tipo de material publicitário ou de merchandising, pessoal ou em benefício de terceiros sem antes autorização da equipe do blog; EXCETO: Caso também tenha um blog, sinta-se a vontade em colocar o link ao final do comentário, vou adorar conhecer seu trabalho!

OLHA QUE PRÁTICO!

Postagem em destaque

A verdade sobre Catarina Fashion Outlet | Preços, Lojas, e mais...

Há muito tempo estava querendo liberar este post, por inúmeros motivos... Mas achei justo pesquisar e analisar os preços e lojas mais a fun...

PUBLICIDADE

Subscribe